Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente

O curso

OBJETIVOS DO CURSO

Formar Engenheiros Ambientais altamente qualificados capazes de aplicar o método científico e tratar as questões tecnológicas e ambientais com uma visão multidisciplinar e transdisciplinar, que permite a identificação das causas e efeitos, a análise, o equacionamento, a implantação e o acompanhamento das soluções dos problemas das áreas de Recursos Hídricos e Recursos Naturais, Geotecnia e Geoquímica Ambiental, Saneamento Ambiental, Recursos Energéticos, Gestão Ambiental e Engenharia Legal, Sistemas Hidráulicos e de Saneamento e a Operação dos Equipamentos de Engenharia referentes às respectivas áreas. O profissional estará apto a resolver problemas de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, não somente pela aplicação do conhecimento científico e tecnológico, mas também através do conhecimento da conjuntura global; desenvolvendo atividades profissionais com senso crítico, acompanhando o desenvolvimento das ciências da Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente. No início do curso, o aluno obtém uma sólida base de conhecimentos, estudando Matemática, Física, Química, Informática e Linguagem Gráfica. Posteriormente, o aluno cursará disciplinas específicas da Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, não deixando de lado as disciplinas de formação geral, que visam ampliar a visão do futuro profissional para questões humanas, ambientais, econômicas, administrativas e legais. O curso de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente forma profissionais capazes de desenvolver projetos e pesquisas que buscam na criatividade e inovação, promover continuamente o progresso tecnológico e científico de forma sustentável, visando sempre o bem-estar da sociedade, procedendo com conhecimento, ética e responsabilidade.

TITULAÇÃO

Engenheiro Ambiental

DURAÇÃO DO CURSO

Mínima de 10 e máxima de 15 semestres

MERCADO DE TRABALHO

Engenheiro Ambiental

O mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental é bastante amplo com vários segmentos produtivos que necessitam deste profissional, entre eles: Empresas de Saneamento, Órgãos Públicos de Controle Ambiental, Indústrias, Serviços Públicos Municipais, Estaduais e Federais, Empresas de Projetos, Obras e Consultoria, Prefeituras, Agências de Regulação de Serviços Públicos, Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento, e muitos outros.

Esse mercado é assegurado por meio da regulamentação do exercício profissional e, principalmente, pelo aumento da consciência da sociedade em relação à preservação e conservação dos recursos naturais. Administrações públicas municipais, estaduais e federais, empresas de consultoria e diversas indústrias requerem, cada vez mais, profissionais com elevada competência técnica para o trato com as questões tecnológicas, de gerenciamento e planejamento nas áreas de meio ambiente.
O mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental encontra-se em franca expansão, tendo em vista serem crescentes as exigências da sociedade pela preservação do meio ambiente e gestão dos recursos naturais.
A portaria nº 604, de 19 de novembro de 2013,com o reconhecimento do Curso de Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente foi publicada no Diário Oficial da União nº 225-seção 1 página 12 (DOU), quarta-feira, dia 20 de novembro de 2013.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content